As informações contidas nos submenus deste item explicam de forma detalhada as questões principiais que todos os descendentes de italianos que pretendem requerer o reconhecimento da sua cidadania italiana deveriam saber para ter sucesso: quem tem direito, o que fazer no Brasil e o que fazer na Itália.
Estima-se que no Brasil cerca de 30 milhões de habitantes são descendentes de italianos. Ao contrário de outros países europeus tais como Portugal, Espanha e França, na Itália vigora o princípio do Jure Sanguinis, ou seja, é considerado cidadão italiano quem é descendente de italiano, não importando para isso o local de nascimento. Porém, na prática as coisas não acontecem automaticamente. Existem mais de 70 milhões de descendentes de italianos espalhados pelo mundo, resultantes em sua maioria do grande fluxo migratório ocorrido entre os anos de 1880 e 1960. Considerando-se que hoje na Itália vivem cerca de 60 milhões de pessoas, é fácil imaginar o caos que seria se todos os oriundi decidissem vir morar na terra dos seus antepassados. Para que isso não aconteça, existe a burocracia. Na realidade, o descendente nascido fora da Itália deve comprovar as próprias origens para que as autoridades italianas reconheçam o seu direito. No Brasil, os consulados Italianos estão abarrotados de pedidos e a espera na fila pode demorar de 10 a 15 anos. Para não ter que entrar na fila, a opção é fazer o processo diretamente na Itália.
Esperamos que as informações que fornecemos ajudem a entender melhor este processo. Se precisar de mais esclarecimentos, entre em contato conosco através do formulário abaixo.

 

cropped-logo-jpeg.jpg

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: